Estômago (Marcos Jorge, 2008)
Ontem fui ao cinema assistir "Estômago", do diretor Marcos Jorge, estreante em longa-metragens.
O filme chama atenção principalmente pela atuação do protagonista, João Miguel ( "Cinema, aspirinas e urubus", "O céu de Suely"), um ator simplesmente fantástico, marcante por suas expressões e por seu sotaque nordestino.
A história é bem simples, entretanto o roteiro é construído de uma maneira muito interessante. A escolha narrativa foi determinante para o desenrolar da narrativa fílmica. O filme se passa basicamente em dois ambientes: uma cadeia e um restaurante italiano. Raimundo Nonato vive nesses dois ambientes. Ao mesmo tempo que vemos o personagem tentando se adequar as normas da cadeia, vemos também, através simplesmente de cortes, Raimundo aprendendo como cozinhar em um restaurante bacana, ou seja, sabemos que ele esteve de verdade nos dois ambientes, mas não sabemos em que ordem isso aconteceu, ele cometeu um crime a agora tenta sua redenção, ou algo irá acontecer em sua vida que o fará cometer um crime?
Somente vendo o filme!
O filme apresenta altos e baixos, como qualquer obra audiovisual, nuances no roteiro, coisas que incomodam, coisas que nos fazem pensar, e coisas desnecessárias.
Não sei por que mais o filme me lembrou um pouco o longa-metragem de animação da Disney "Ratatouille", principalmente pelo personagem principal, tendo que se adaptar a um mundo que não lhe pertence, e tendo como arma uma única habilidade, saber cozinhar.
Vejam o filme, e depois nos contem o que acharam!
Bjs e abraços a todos!
*Renan Lima é editor do Audiovisueiros
Comentários
Colocar "O Aviador" na lista da lateral foi sacanagem...
heheheh
continuo recomendando, não ouçam essa louca... hauhauahuahau
"O Aviador" é aquele que conta sobre aquele magnata que agora não lembro o nome?!
Gui, francamente, tenho que concordar com a Nat! mas Duro de Matar tem tudo a ver... risos!
acredite se quiser: ainda não assiti "Cinema, aspirinas..." mas "O Céu de Suely" é maravilhoso! Um poema visual.
eu adoro o aviador, tá?
hahahaha
Mas rola um suspense legal...
Nem percebi os "altos e baixos" que você citou. Consegue manter um nível bem estável.