Apenas o começo

2009 parece ser um ano muito bom para a bilheteria do cinema nacional. Até o momento, já superamos o faturamento do cinema brasileiro de 2008 inteiro. E ainda há alguns grandes filmes por vir neste ano; semana que vem estréia "Jean Charles" e no segundo semestre temos o filme de Lula.
Apesar de tantos filmes se destacando na mídia e nas bilheterias, outros passam desapercebidos. É o caso de "Apenas o Fim", de Matheus Souza. O filme narra a última hora de um jovem casal juntos. Mas o que tem tão especial este filme?

"Apenas o fim" é um longa-metragem realizado por estudantes de cinema e de teatro da PUC do Rio de Janeiro. O filme foi realizado sem nenhuma verba, há apenas dois atores em cena e as locações se concentram no campus da universidade e em um quarto de uma casa. O filme foi visto por um produtora que viu o potencial do material e bancou a finalização e distribuição do filme. "Apenas o fim" já participou de diversas mostras, inclusive de São Paulo e do Rio de Janeiro, do qual foi o vencedor do juri popular.

Apesar de um histórico muito interessante, não é apenas por essas razões que vale a pena ver o filme. O roteiro e, principalmente, os diálogos do filme são ótimos, engraçados e retratam muito bem a geração de jovens que, possuem hoje em dia, 20 anos.

A construção dos personagens não é feita por figurino, cenário, flashbacks ou qualquer outro recurso geralmente utilizado pelo cinema. Os personagens são criados e mostrados para o público somente através do diálogo entre o jovem casal.

O filme não é nenhuma pérola do cinema nacional, a direção, fotografia e som do filme deixam a desejar. Mas vale a pena ver a criatividade e potencial de um roteirista que sabe muito construir personagens e entreter o público. Espero que este filme seja apenas o começo da carreira de Matheus Souza.



*Bruno Peres é colaborador do Audiovisueiros

Comentários

Renan Lima disse…
Quero muito ver Ninho...

Gostei bastante do post e bem-vindo ao Audiovisueiros...

E tomara que apenas o fim seja apenas o começo, para ele e para nós...

bjs...

Postagens mais visitadas deste blog

Mídia produzida para internet

Como funciona a decupagem de uma cena? (decupar um roteiro I)

Onde escondemos o lapela? (esconder, colocar o lapela)