segunda-feira, 27 de julho de 2009

O salvador

Dizem que Jesus salva, mas tenho certeza que os trailers ajudam.

Essa é minha primeira incursão no Audiovisueiros, então desculpa atrapalhar, a leitura de vocês [sic]. Ouvi num RapaduraCast antigo - mas juro que o assunto não é velho - uma discussão sobre trailers de cinema, e como alguns deles são até melhores do que o filme. O trailer é a alma do negócio. Coisa de vendedor mesmo, serve pra te fisgar pelos seus "pontos fracos". Talvez seja a indicação que precisávamos para descobrir que a melhor profissão do mundo audiovisual é ser editor de trailers (e ter a habilidade de salvar a bilheteria de um filme na unha).
Imagine que toda a capacidade de síntese do editor do trailer, e todo o appeal comercial que ele adiciona ao filme naqueles míseros trinta segundos podem salvar uma bilheteria que afundaria fácil, fácil. Ele segura um prejuízo de milhões, coloca a expectativa do público lá em cima e ainda não recebe nome nos créditos. Claro, porque as ideias não são dele - e infelizmente para nossa idealização de sucesso, os méritos também não são. Quem escolhe o que aparece no preview é quase sempre o produtor, cão farejador do mercado e defensor paternal do filhinho que está saindo da moviola.

Um trailer é construído segundo a proposta e o gênero do filme, o público alvo e até mesmo os veículos de exibição. Nas sessões de cinema, por exemplo, é o filme em cartaz que dita os trailers que serão exibidos antes da sessão começar. Um filme de terror exibido à tarde chama um público diferente de uma animação exibida sábado à noite, é claro. Com base nessas variáveis, as distribuidoras escolhem as prévias de cada sessão, e geralmente acertam. Não é difícil ouvir numa sala de cinema, depois que um trailer acaba, uma boa quantidade de comentários positivos do tipo "Gostei, vamos assistir?". Aliás, o cinemão tem sobrevivido à crise graças a seus trailers. Um filme puxa o outro, um estouro de bilheteria leva milhares a assistirem uma pequena prévia do que virá a ser o próximo estouro por consequência, e por aí vai. Afinal, bom marketing move a máquina.

Quer assistir alguns? Aqui vão três dicas de links legais e sempre atualizados com trailers novos:

http://www.apple.com/trailers

http://www.comingsoon.net

http://cinema.uol.com.br (em português)

Vale a pena conferir os trailers de "500 Days of Summer" (o bonitinho 500 Dias de Verão - na verdade, descobri que o nome em português ficou 500 Dias com Ela), "Where the Wild Things Are" (a adaptação do livro infantil homônimo Onde Vivem os Monstros) - e o toque cômico do teaser de "Lesbian Vampire Killers" (comédia de horror que esteve no festival SP Terror com o título Matadores de Vampiras Lésbicas) que você pode ver aqui.

*Maíra Testa é colaboradora do Audiovisueiros

2 comentários:

Gui Ferrari disse...

bem vinda!

Bruno Peres disse...

Adoro trailers...
acho que eles são um espetáculo a parte nas sessões de cinema.

Vale a pena lembrar "O Amor não tira férias"... tá, digamos que não é um clássico do cinema, mas é muito divertido e uma das personagens é responsável por edição de trailers.

*Muito cuiroso para "500 days of summer"