Quando a metáfora transborda

Crítica sobre o curta "Saliva". Clique aqui para assisti-lo


Saliva, de Esmir Filho, acompanha fragmentos da vida e imaginação de uma menina de 12 anos prestes a dar o seu primeiro beijo. Apesar de se tratar de um curta-metragem de ficção, Saliva se dedica não somente à narrativa, mas também ao experimentalismo com a imagem e o som.

Medo, angústia, ansiedade, nojo. Todas essas sensações são exploradas pelo diretor através de metáforas visuais e sonoras. O ato de narrar a história, os momentos que representam a realidade, como conversas em que a amiga a incentiva a beijar, se tornam apenas um pano de fundo no curta. A construção da trama e da personagem se dá principalmente por fragmentos da imaginativa mente desta menina.

O apuro técnico, seja ele visual ou sonoro, é demonstrado, de forma crescente, ao longo do curta. Na parte inicial do filme, as inserções de imaginação da personagem são pequenos toques que dão graça à trama e ajudam na construção da personagem. Porém essas inserções vão crescendo até o ponto em que quase não há mais momentos de representação da realidade. As diferentes metáforas do beijo associado com a água se tornam tão redundantes ao ponto que a trama vai dando lugar ao exibicionismo técnico.

Se por um lado há um exagero no uso de metáforas, Esmir acerta ao dar à personagem diversos momentos de respiro e reflexão, como a cena final em que a personagem aguarda a mãe em frente ao shopping.

Apesar de algum exageros, Saliva consegue retratar de forma bonita e divertida o momento pelo qual a personagem passa.

*Bruno Peres é colaborador do Audiovisueiros

Comentários

Renan Lima disse…
Muito bom o texto Ninho, ADOREI...

Gostei bastante desse filme, acho que ele é muito sensível e muito sensitivo também, muitas vezes as ações não acontecem no VER mas no SENTIR...

Acho que existem sim alguns exageros técnicos mais isso não atrapalha em nada a construção da narrativa...

A se atentar para a protagonista, muito linda essa menina...

É isso aí Ninho, bjão...
Denise disse…
Já fui menina(um dia rs) senti..tim-tim por tim tim.

Como não entendo nada de tecnica,posso apenas dizer que achei de uma sensibilidade incrivel.

gostei daqui
Volto

Postagens mais visitadas deste blog

Mídia produzida para internet

Como funciona a decupagem de uma cena? (decupar um roteiro I)

Onde escondemos o lapela? (esconder, colocar o lapela)