Como funciona a decupagem de uma cena? (decupar um roteiro III)
Percebi, através do Google Analytics e dos e-mails que recebemos dos nossos leitores, que o post sobre decupagem é um dos mais acessados. Portanto resolvi dar continuidade ao estudo... Lembrando que os anteriores são bem "básicos", isso porque decupagem é um processe complicado que define todos os aspectos artísticos e até de produção de um audiovisual. Já disse antes mas repito, a decupagem é específica de cada área, ou seja, existe decupagem de produção, de arte, de fotografia... a que expliquei nos outros posts referem-se à decupagem de direção.
para ver as postagens anteriores clique nos link abaixo:
Vou direcionar esse novo post baseado no email que recebi de Paulo Fernando. Ele pediu para que eu fizesse um novo post semelhante ao primeiro.
Para as observações que vou fazer usarei ESSE VÍDEO.
trata-se de uma cena do seriado LOST., e vou comentar, de forma bem simples e sem nenhuma análise dos objetivos da decupagem (deixo isso para os comentários). Analisarei apenas os primeiros 44 segundos, que é a cena do Jack com a aeromoça.
ANÁLISE:
O Primeiro plano é um pequeno traveling para trás que começa da visão de Jack da janela do avião e no moviento apresenta o personagem em primeiro plano. Ainda sem um corte o plano recua até o braço da aeromoça que ocupa o lado esquerdo da , para então cortar para um plano médio dela. No corte vemos que a aeromoça permaneçe no lado esquerdo da tela, definindo assim o EIXO DA CENA. o plano médio da aeromoça é seguido de um corte novamente para o plano fechado iniciando assim o campo e o contra-campo Esse campo/contracampo entre o plano fechado de Jack e o médio da aeromoça é interrompido por um médio de jack que mostra, além do braço da aeromoça ao lado esquerdo da tela, todo o tronco da personagem e o movimento que ela faz para entregar a bebida para Jack, além do carrinho de bordo. Então vem um corte para um fehado da aeromoça, um fechado de Jack, e, depois de cerca de 4 segundos nesse plano, sem nenhum diálogo, com a trilha começando a se destacar adicionando elementos musicais, tem um corte para o médio de jack guardando a garrafa no bolso (no fechado não teríamos visto o movimento pois estaria Fora de Quadro). A cena seguinte, na mesma locação (pode não ser chamada de uma nova cena, e sim apenas da continuação da mesma cena), entra com um corte para outra aeromoça atendendo outra personagem protagonista (Jack e Kate são dois principais da série e aparecem nas 6 temporadas). A aeromoça esta do lado esquerdo da tela, como com a outra aeromoça na cena com Jack.
SOBRE A EXECUÇÃO:
Essa cena pode ser resolvida com três planos diferentes na hora de filmar. Um deles seria o fechado de Jack, que vem da janela. Outro seria o aberto de Jack, que mostra o carrinho parcialmente e o tronco da aeromoça. O terceiro compilaria dois dos planos apresentados pois o operador de câmera teria cerca de 5 segundos para mudar de posição (mas poderiam ter sido filmados os quatro planos separadamente, mas essas produções costumam a ser rápidas durante as graçações então imagino que eles tenham poupado tempo sempre que tiveram a oportunidade.
É isso.
- SPOILER ALERT -
vejo que a cena é bem simples mas ao mesmo tempo tem algumas coisas para analisar, como o porque abrir o plano de Jack para enquadrar o movimento dele guardando a garrafa ao invés de deixar o movimento fora de quadro (o personagem de Jack se revela alcoólatra mais adiante na série). Ou porque depois do mais aberto de Jack temos a primeira aparição do primeiro plano da aeromoça seguido do fechado de Jack (até antes daquele momento a aeromoça estava na cena sem muita importância, então ela decide dar para Jack a garrafa, contra as regras do avião, porque ele comenta que não é uma bebida forte).
Espero que gostem desse post e Obrigado Paulo Fernando, Thuka Dias, PH Backward, Raphael Azevedo, Raphael Felisbino de Jesus, Bruna Campelo, Débora Lima dos Santos, Isabelle Mesquita, Vanessa Melo, Vídeo Produtor, Andréia Santos de Aguiar, Luís Alves, Vagner Villa, Leonardo Lacrod, Laura Borges e Luis Mendes pelos e-mails interessados e todos os seguidores!
*Guilherme Ferrari é colaborador do Audiovisueiros
Comentários