Visita - Laís Bodanzky

Na semana passada, recebemos aqui em nossa faculdade a visita de Laís Bodanzky, diretora dos filmes: "O bicho de sete cabeças" e o mais recente "Chega de Saudade".

Uma pessoa muito simpática e atenciosa, respondeu as perguntas com bastante disposição. Vou transcrever alguns pontos que julguei importantes no decorrer do encontro.

Primeiramente assistimos ao Making-of do filme, um material muito interessante que deu base para as perguntas. No começo a discussão foi pro lado da produção em si, quanto a captação de recursos, as parcerias com as co-produtoras, o processo que durou quatro anos, desde a elaboração do roteiro(Luiz Bolognesi) até o lançamento do filme. O filme teve orçamento total de 5 milhôes de reais (confesso que achei que tinha sido mais barato) e foi rodado em 6 semanas, se não me engano, em uma casa de bailes na zona oeste da capital paulista. Uma questão muito interessante que foi levantada foi a respeito da preparação de elenco feita por Sérgio Penna (O bicho de sete cabeças, Contra Todos, Carandiru), e ela disse que o trabalho do Sérgio foi fundamental, tanto no elenco principal, ensaios com todo o elenco junto, trabalhando personagem, exigindo bastante da direção de atores, como no elenco de apoio que eram, quase em sua maioria, pessoas que freqüentavam esses bailes noturnos, e que sempre diziam: Nossa! É exatamente desse jeito que acontece!
Outro importante da discussão foi a escolha fotográfica para o filme. Como foi rodado em película 16mm, sempre existe a sensação de que o filme está com a imagem granulada. Então a Laíz nos explicou que isso foi uma opção adotada por ela e pelo fotógrafo(Walter Carvalho), a presença constante do primeiro plano, a câmera na mão que toma conta do espaço, que nunca para, que te faz se sentir dentro do baile de verdade. E como disse Geraldo Ribeiro(Técnico de som direto do filme): "O Walter(Carvalho) é 0% razão e 100% emoção", portanto microfonistas se preparem porque ele pode movimentar a câmera a qualquer momento.

Foi um papo descontraído e bem bacana!

E quem assistiu o filme espero que tenha gostado, e quem não viu, por favor veja!

Até a próxima, Abraços a todos...


*Renan Lima é editor do Audiovisueiros

Comentários

Gui Ferrari disse…
aliás, assim que achar na internet vou postar o making of que é muito bacana!

adorei a conversa com a Laís também!
Rê, você esqueceu de dizer que a Laís estudou cinema na Faap, e ela disse que trabalha com amigos de lá até hoje!
ba faculdade que conhecemos nossos parceiros de trabalho, né? hehehe
Gui Ferrari disse…
acabei de celocar neste post o trailer do filme!

aproveitem!
Gui Ferrari disse…
Acabei de perceber que ontem tivemos 3 novas visitas (que não tinham visualizado o blog)!

bacana...
Nat Vestri disse…
Gostei do comentário...
Já pensou, a gente daqui uns dez anos, trabalhando junto?!
Acho q eu vou chorar!

Postagens mais visitadas deste blog

Mídia produzida para internet

Como funciona a decupagem de uma cena? (decupar um roteiro I)

Onde escondemos o lapela? (esconder, colocar o lapela)