Como funciona a decupagem de uma cena? (decupar um roteiro I)

Decupar um roteiro significa pegar aquelas letrinhas escritas em um papel e transforma-las em cinema ou vídeo. Isso significa que você vai criar a forma como vamos ver aquela cena.
Resolvi pegar uma cena do filme "Batman - Begins" no youtube para dar de exemplo.

Vamos começar descrevendo a cena:
Não vou escrever o diálogo por ser longo e nesse caso desnecessário. mas temos um diálogo entre Bruce Wayne e Henri Ducard, e eles estão em uma espécie de prisão. um lugar escuro e feito de pedras.
em um roteiro teríamos a descrição do local e da situação para depois termos o diálogo.

ao olhar esta cena poderíamos dizer que só temos isso para analisar? não.
Podemos ver mais ou menos como a cena foi decupada.

se você observar a cena verá que ela tem 27 cortes, feitos na montagem, é claro.
e esses cortes, significam que a camera filmou pelo menos dois planos, ou seja, ela filmou a mesma cena de pelo menos dois lugares diferentes.
Agora, quais são esses planos?
Tenho que lembra-los que o cinema em geral usa apenas uma camera, então um diretor maluco porderia fazer 28 planos diferentes (ou seja, filmar a mesma cena 28 vezes) e depois junta-los na montagem, mas isso certamente não foi feito.
se você avaliar novamente verá que essa cena, como foi feita, poderia usar de apenas três planos. um que começa com o corpo de Bruce quase inteiro em quadro e faz um traveling (movimento da camera) para frente até fechar o plano no rosto de Bruce. Outro plano seria um que pega Henri da cintura para cima e faz um traveling para trás, e a aproximação do plano em Ducard se dá pelo movimento do próprio personagem. e uma terceira camera pegaria Bruce pelas costas de Henri Ducard, acompanhando o movimento dele.
Repare que o "movimento" da cena se dá pelos travelings em direção ao Bruce, conforme ele vai "realizando" em sua cabeça a "natureza" da conversa. isso significa que a decupagem da cena levou isso em conta.

Então como teria sido a decupagem dessa cena caso minhas considerações estejam corretas:
cena X, 3 planos.

Plano 1: plano médio de bruce com ele em pé. traveling para frente durante o movimento dele até o chão se transformando em um plano fechado. ação completa.
plano 2 (contra plano do primeiro plano): plano médio de Henri. começa parado, e inicia um traveling para trás quando Ducard começa a se movimentar. movimento da camera mais lento que o movimento do personagem, fechando o plano.
Plano 3: "over the sholder" de Ducard, pegando bruce.

(segundo post sobre decupagem? clique aqui!)

qualquer dúvida e-mail pra mim! guilhermferrari@gmail.com

*Guilherme Ferrari é colaborador do Audiovisueiros

Comentários

Flavio Ferrari disse…
É isso que te mantém ocupado
Escrever, escrever ...
Até ter tudo decupado.
zuleica-poesia disse…
Não me considero preparada para comentar o trabalho, mas fico orgulhosa de saber que você "saca" de tudo isso.-Abraços. Zu
Vídeo Produtor disse…
Legal o artigo, explica bem. Trabalho muito com decupagem e estou elaborando um artigo sobre o assunto para meu blog.

Já achei alguns sites, tem um artigo bom na wikipedia:

Significado de decupagem de vídeo
Gui Ferrari disse…
O link estava quebrado, mas já foi corrigido!
Anônimo disse…
Bom dia, vi o seu blog e achei muito interessante voce explicando como se faz decupagem de um video no batman begins, entende tudo sobre. Estaria muito interessado em fazer audio visual, e meio que queria umas explicações, umas dicas, e naum sei ao certo como fazer um decupagem estou comecando agora. Se voce pudesse me ajudar. Achei um comercial muito bom e queria decupar o comercial da Heineken que esta nesse link do youtube http://www.youtube.com/watch?v=hTWq11MzNxw se voce poder me ajudar ficaria muiro grato para o meu aprendizado.
Mari disse…
Adorei o post! Sou estudante de cinema e estava com muitas dúvidas... Se post me esclareceu e facilitou bastante! Muito obrigada mesmo!! Continue fazendo vídeos assim (=
Preta Sanches disse…
Olá,
Sou estudante de cinema, e estava as voltas com um trabalho.
Seu post ajudou bastante.
Que tal um sobre decoupagem de arte.
Valeu.
Paz e luz.

Postagens mais visitadas deste blog

Mídia produzida para internet

Onde escondemos o lapela? (esconder, colocar o lapela)