Os Bons Companheiros - Martin Scorsese, 1990 (Sobre o filme, ou Análise do filme)


Se você gostou de poderoso chefão e gosta do estilo do Scorsese você não vai querer perder essa daqui. Martin Scorsese dirigiu esse filme chamado GoodFelas (Os Bons Companheiros). Esse filme maravilhoso conta a história de Henry Hill, que é um garoto que vive em frente de um ponto de taxi. A parte importante do ponto de taxi é que é lá que alguns dos maiores mafiosos da Nova Yorque se reúnem e também é frente de um restaurante Italiano. Esse garoto sempre quis ser um gangster, e começa a se meter nas conversas do ponto de taxi de forma que acaba se tornando uma espécie de "boy" dos carcamanos. Todo o processo que o menino passa até se tornar um gangster já é maravilhoso, mas a história que vem depois é de babar nos caras mesmo. Não tem porque eu contar a história daí pra frente, até porque o roteiro é tão maravilhoso que não tem como eu falar o suficiente para valer não assistir o filme.

O Filme é baseado em um livro chamado "Wiseguy" que conta a história real de um mafioso, ou seja, a história é baseada em fatos reais.
o filme ganhou vários prêmios e foi indicado a outros. para ver a lista clique aqui.
A trilha sonora é fantástica e muito eclética. ela dá o tom do filme de uma forma maravilhosa. mas realmente a fotografia e os planos do filme são tão fantásticos que eu não me preocuparia em prestar atenção na trilha até porque as musicas não são originais para o filme, tendo músicas do sid vicious, rolling stones... enfim...
De acordo com o IMdb, a cena da sala de jantar com os três gangsters e a mãe de um deles foi boa parte improvisada, inclusive a parte da faca. para quem não assistiu ainda vocês vão gostar muito mais da cena depois dessa informação.
outra coisa legal é que tem uma cena que o personagem Tommy DeVito pergunta para um outro: "do you think i'm funny?... enfim, essa cena foi dirigida e escrita por Joe Pesci, o ator que viveu Tommy DeVito. quem pediu para que ele fisesse isso foi o próprio Martin Escorsese.

se vocês quiserem mais curiosidades sobre o filme acho legal entrarem no IMDB do filme. é só clicar aqui.

*Guilherme Ferrari é colaborador do Audiovisueiros

Comentários

Udi disse…
Romântica como sou, a cena que ficou em minha memória é aquela quando garota entra no carro dele (o "herói")e destrava - num marcante slow motion - a porta do motorista para que ele entre.
Udi disse…
Um Scorsese que mesmo os cinéfilos admiradores deste diretor desconhecem: Last Waltz. Um show-documentário sobre a banda (The Band) que acompanhou Bob Dylan à época em que ele saiu do som acústico e passou para as guitarras e elétricos afins.
Recomendo.
Flavio Ferrari disse…
Bela descrição.
Deu vontade de assistir o filme.
Renan Lima disse…
De Niro e Scorsese matam a pau...

Muitos dizem que é um retrato frio da infância de nosso querido Martin...

Vale a pena assistir também: Taxi Driver(1976), Touro Indomável*(1980) e o mais recente Os Infiltrados(2007).

Boa Gui, arrasou...

Postagens mais visitadas deste blog

Mídia produzida para internet

Como funciona a decupagem de uma cena? (decupar um roteiro I)

Onde escondemos o lapela? (esconder, colocar o lapela)